Queridos amigos leitores, antes de falar sobre a tão esperada primeira colocada, um recadinho: por aproximadamente um mês, o MALA COM ALÇA, vai ficar sem publicações de posts. Vou embarcar para uma aventura em lugares diferentes e nem sempre terei acesso a internet. Mas tenham certeza que publicarei muitas fotos na página do FB sempre que puder.
Até lá, curtam e comentem a culinária mais saborosa do mundo !
PRIMEIRA COLOCADA; ITALIA
A campeã!!!! Não poderia ser outra! A culinária mais deliciosa do mundo, na minha modesta opinião, claro!
E não pense que minha opinião é influenciada pelo amor que tenho à esse país. Ao contrário, a gastronomia italiana é que é um dos motivos que me fazem admirar tanto esse país!
Vamos às delícias italianas:
AS MASSAS











Longas, curtas ou recheadas, com frutos do mar, ao pesto, ou à carbonara, tudo incrível!!!! Os italianos sabem como ninguém preparar massa. Sempre “al dente”, com molhos e modos diferentes, conforme a região, são sempre perfeitas.
PIZZAS


Quem diz que “as pizzas italianas não são boas”, é porque não experimentou na Via Giustiniani 18 ( pertinho do Panteon) a pizza da Il Capriccio Roma. A melhor do mundo!!!!
SALADA CAPRESE







As capreses diferem um pouco de uma região para a outra, mas de uma maneira geral são feitas com “pomodorino” ( tomatinho), e mussarela de búfala. Mas ainda é comum, acrescentarem presunto parma e burrata! Juro que da água na boca só de pensar!
FOCACCIA

Natural da Puglia, uma região ao sul da Itália, a focaccia ganhou o país e o mundo, e apareceram muitas variações, mas eu amo a forma bem original: massa fofa, sal grosso e alecrim. Delícia!
TIRAMISU

A incrível sobremesa, feita com queijo mascarpone e café, é onipresente em todos os bons restaurantes e muito boa em quase todos. Claro que há muitas variações, mas em geral, são todas maravilhosas!
CANNOLIS




Originários da Sicília, os cannolis ( de lá) são irresistíveis! Crocantes, sequinhos recheados com ricota levemente adocicada, são incríveis. Os melhores que já provei, foram em Taormina, e até para uma intolerânte à lactose, valeram à pena!
GELLATOS



Vou contar um segredo: não gosto de sorvete!!!! A menos que seja um gellato italiano! E se ele for de pistache ou de baunilha com as sementinhas das favas aparentes, vendo minha alma!!!!! Sem pestanejar!
Amigo leitor, com a culinária italiana, como campeã, encerramos a série as 7 culinárias inesquecíveis do mundo. Não poderia ter um encerramento mais delicioso, porque na minha opinião, como já disse, depois de conhecer o país de “cabo a rabo”, praticamente, e poder experimentar as varias culinárias regionais, amei tudo que comi. Desde a gastronomia mais “rústica” do sul, passando pela tradicional no centro, e a mais sofisticada ao norte, não lembro de fazer uma refeição na Itália que eu possa dizer que não foi boa, ou que não apreciei! Para o italiano, comer é uma forma importante de prazer, de apreciar a vida e isso já diz tudo né?
Bye!
Parabéns Bete , muitas informações pra quem gosta de comida como eu !
Refeição a mesa é unir à família, amigos e saborear um bom vinho junto ! Bj
CurtirCurtir
Obrigada meu amigo!
CurtirCurtir