Istambul, uma mistura exótica!

fotos-da-cidade-de-istambul (1)

Parece mágica, mas é real! Istambul a maior cidade da Turquia, é lindíssima e um programão! Se você anda sonhando com a cidade porque já viu em fotos, em novelas da Band, ou simplesmente ouviu relatos, pode acreditar em tudo. Istambul é bela, misteriosa e mais tudo aquilo que a gente lê por ai.
Acho que a mágica está na mistura do moderno com a tradição, das roupas e costumes europeus com os trajes muçulmanos, dos prédios modernos com as mesquitas, enfim, tudo se mistura lá, e fica interessantíssimo!

DSC01048

Istambul que já foi Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo! Logo, você já pode deduzir que não estamos falando de uma cidade pequena, e fácil de conhecer à pé. Curiosamente, Istambul não é a capital da Turquia, e sim Ancara, mas sempre foi o principal polo comercial, cultural e industrial do pais.
A história da cidade é turbulenta, tendo passado por muitas guerras, e possessões durante longos períodos, já foi a capital romana no oriente e a capital do império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o Sultão, foi durante séculos reconhecido como Califa (por isso dizem que Istambul era um Califado), o chefe supremo de todos os muçulmanos.
A história da cidade, mesmo que não interesse para todos, está muito presente no dia a dia, nas muralhas, nos palácios, nas mesquitas e você vai “esbarrar” nela, o tempo todo.

Localização

mapa-estambulTalvez a localização da cidade seja um dos seus mais interessantes atrativos, porque a cidade fica parte na Europa e parte na Ásia. Ocupa as duas margens do Estreito de Bósforo e do Mar de Mármara, os quais separam os dois continentes transformando a cidade num cenário de filmes! Em dias de sol, as margens do Bósforo, deixarão suas fotografias, com cara de cartão postal!
Mas atenção, Istambul é muito fria no inverno, e claro que as estações moderadas, como primavera e outono, são as mais indicadas para a sua visita. O verão, não chega a ser proibitivo, até porque a cidade é tão cercada de águas, que não fica especialmente tórrida, mas ainda assim faz calor.

Onde ficar

Como em toda cidade grande, você terá alguma dificuldade em se locomover, em Istambul. Ainda mais porque o trânsito turco é completamente louco, então você vai precisar de transporte particular, (vans, taxis etc..), consequentemente, você pode se hospedar em qualquer bom hotel. Existem muitos de categoria internacional, com comida internacional, o que é interessante, e você pode procurar um que esteja dentro do seu orçamento. A localização não vai importar muito.

Atrações

Primeiramente, a melhor maneira de conhecer a cidade, é contratar visitas guiadas. Obviamente que não é obrigatório, mas como já mencionei, somente com guia você vai poder conhecer as atrações entendendo a história de Istambul. Além do mais, como também já mencionei, o transito turco é desorganizado e barulhento (turcos costumam gritar muito no transito), então, se você contratar visitas guiadas terá o transporte e a história num mesmo pacote.
Existem muitas agências de turismo na cidade, e você pode contratar pela internet (é só jogar no google),  no aeroporto, nos hotéis, ou no escritório de informações turísticas da cidade.
Não deixe de comprar, porque assim você vai poder curtir a cidade com tranquilidade. Agora, vamos falar sobre algumas atrações que são imperdíveis, e que você vai ter que encaixar no seu passeio.

Grande Bazar

 

O Grande Bazar é provavelmente o maior mercado coberto do mundo, tem mais de 60 ruas cobertas, e milhares de lojas. Diariamente é frequentado por 250 mil pessoas, sendo que 20 mil trabalham ali. Foi construído pelo  sultão Mehmed, o conquistador, logo depois de ele ter conquistado a cidade e fez parte de seu projeto de revitalização. Como era usual nos mercados Otomanos, parte das taxas cobradas no comércio, era destinada às mesquitas, no caso do Grande Bazar, as taxas beneficiavam a recém convertida Santa Sofia.
É um dos poucos passeios que você não vai precisar de guia. Lá você pode ir e voltar de táxi facilmente e garimpar pelo tempo que quiser. Reserve pelo menos 1 tarde inteira e ande, barganhe ( importante), compre mas acima de tudo deslumbre-se com as maravilhas que vai ver lá.

Bazar das Especiarias ou  Mercado Egípcio

 

Esse mercado é pequeno se comparado ao Grande Bazar, são somente dois corredores e cerca de 100 lojas, mas apesar disso, merece ser visitado porque é um dos lugares mais interessantes de Istambul.
Carregado de temperos, condimentos, especiarias, frutas secas, sementes, castanhas e doces turcos, o mercado é um festival de aromas, sabores e cores. Difícil sair de mãos vazias.
Também é possível visitar sem guia. Você pode ir de táxi e se perder sem tempo para voltar.

Torre Gálata

 

Construída no período Otomano para servir de torre de vigia, teve seu interior de madeira trocado por concreto e aberta ao público na década de 1960. Hoje, nos últimos andares, funciona um restaurante que proporciona jantares turcos com shows de dança típica. Bem turístico, mas vale à pena. A comida é boa, o show também, e a vista do Bósforo à noite, é imperdível. Compre com antecedência!

Mesquita Azul

 

A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed, foi construída em estilo clássico Otomano,  e é a única em Istambul com seis minaretes ( torres pontiagudas). Seu interior é tão magnífico quanto seu exterior que foi revestido de azulejos azuis e para visita-la além de tirar os sapatos, você vai precisar cobrir braços e pernas.  Funcionários da mesquita fornecem uma espécie de canga para cobrir as partes desnudas. Fascinante!

Basílica Santa Sofia

 

Situada em frente à Mesquita Azul, a Santa Sofia foi construída pelo imperador bizantino Justiniano, inicialmente como uma igreja. Famosa por sua enorme cúpula, já foi a maior catedral católica do mundo. Convertida em Mesquita pelo Sultão Mehmed II, assim permaneceu até 1931. Transformada em museu, reabriu para o público em 1935 já na recém criada República da Turquia.
A Santa Sofia é um dos grandes exemplos ainda existentes da arquitetura Bizantina. Seu interior decorado com pilares de mármore e mosaicos é deslumbrante e o exterior com 4 minaretes, também impressiona.

Palácio Topkapi

 

Foi o primeiro palácio da dinastia Otomana construído em Istambul, também por Mehmed II, o conquistador, foi residência principal dos membros da dinastia e centro administrativo do império Otomano.
O palácio não parece os palácios da Europa, é diferente. Tem o estilo e a sensibilidade da arquitetura islâmica e a cultura nômada dos primeiros turcos da Ásia . O luxo e a grandeza não estão no tamanho do palácio, mas em detalhes da arquitetura, na tranquilidade dos pátios interiores, nos jardins e nas vistas panorâmicas e excepcionais do Bósforo.
Além das diversas salas, aposentos, haréns, você pode visitar também exposições temporárias e das joias do sultanato.
A visita ao Palácio Topkapi, é programa para 1 dia inteiro. Há muito para ver, e precisa de tranquilidade para ser apreciado com emoção.

 

Além destas atrações imperdíveis, recomendo ainda, um passeio pelo Bósforo! Você pode contratar facilmente, não custa caro e é deslumbrante!

DSC00944 - Copia

Aliás, penso que deslumbrante é a palavra que melhor define Istambul. A mistura única entre oriente e ocidente decorrente não só da localização entre dois continentes mas também da cultura de seus habitantes do presente e do passado, a vida intensa em suas ruas e praças, o contraste e a harmonia de uma cidade simultaneamente europeia e asiática, exótica e luxuosa fazem de Istambul um destino turístico estupendo!
E você não vai continuar adiando o encontro com essa joia, não é?
Bye!

2 comentários sobre “Istambul, uma mistura exótica!

Deixe um comentário