O amigo leitor pode pensar que enlouqueci achando que Pompeia sobreviveu à erupção do vulcão, mas se você pensar bem, quem não sobreviveu foi a população! Essa sim foi dizimada!
Mas vamos começar do começo!
Pompéia era uma grande cidade do Império Romano e na época da erupção, tinha quase 3 mil habitantes que foram todos mortos. O único habitante de Pompeia que sobreviveu à erupção, chamava-se Plínio, o novo, ( porque seu tio era Plínio, o velho) e sobreviveu porque estava em Napoli durante a catástrofe. Inclusive são de Plínio os únicos relatos escritos sobre a grande erupção que soterrou a cidade inteira.
Mas eu estava contando que Pompeia era uma grande, com cerca de 67 hectares, próspera e sofisticada cidade na época, com detalhes de “modernidade” que são percebíveis até hoje em suas ruínas.Pompeia é o maior sítio arqueológico do mundo e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, então se você, amigo leitor, tiver a oportunidade de visita-la, não deixe passar, porque é impressionante!
E o mais legal, é que a gente não vê só ruínas amontoadas, até porque isso só é interessante para arqueólogos, o mais legal em Pompeia, é que você consegue ver a cidade com suas ruas, suas casas, diferenciar o uso das casas, os palácios e anfiteatros. É impressionante!
E isso tudo graças ao Vesúvio que soterrou-a em 25 metros de cinza vulcânica e praticamente conservou tudo, como estava na hora da erupção.
Diz-se que é possível ver os habitantes petrificados, mas isso não é verdade, e vou explicar melhor sobre isso logo abaixo!
Pompéia costuma ter muitos visitantes, mas como é uma cidade, eles se espalham por ela e a visita é bem tranquila. Claro que se você quiser conhecer melhor a cidade a sua história pode contratar uma visita guiada, o que aconselho se você tiver bastante tempo disponível (tipo um dia inteiro).
A entrada é paga e não lembro o valor desculpe, mas não é absurdo pois se fosse, eu lembraria, e eu já estive lá duas vezes.
Pompeia fica pertinho de Napoli, no sul da Itália, e é caminho para a famosa Costa Amalfitana, então na maioria das vezes ela é somente um ponto de parada entre Roma e Positano. É possível e bem razoável fazer isso, mas lembre-se de reservar pelo menos meio período para a visita.
Bem agora vamos à algumas curiosidades interessantes sobre Pompeia:
-Pompeia foi descoberta antes e enterrada novamente.
A cidade foi descoberta por acaso quando de uma escavação de um canal, mas como a descoberta mostrava paredes contendo pinturas eróticas, o arquiteto Domênico Fontana achou melhor esconder e enterrou os achados novamente. A cidade só foi mesmo descoberta e desenterrada, 150 anos depois.
-Os corpos das vítimas foram recriados em gesso.
Em 1860, Guiuseppe Fiorelli encarregado das escavações, encontrou “espaços vazios” com restos humanos no interior, logo descobriu-se que o material vulcânico cobriu os corpos dos mortos fazendo uma camada sólida em torno deles. Aos poucos o corpo ia se deteriorando deixando um espaço vazio. Esse espaço vazio era exatamente a forma que o corpo tinha ou estava na hora da morte, então, desenvolveram uma técnica de injetar gesso no espaço vazio, usando-o de molde para recriar as formas das vítimas da tragédia.
Logo, o que pode ser observado em Pompeia é uma recriação das vítimas na hora de sua morte e não as próprias, conservadas.
-Os habitantes de Pompeia não sabiam que o monte Vesúvio era um vulcão.
O vulcão estava inativo por mais de 1800 anos, e antes da erupção em 79 DC, não existia a palavra vulcão no linguajar romano. A palavra vulcão foi criada depois e deriva de Vulcano -Deus romano do fogo e forja.
-A erupção do Vesúvio não teve lava.
A erupção do Vesúvio foi bem diferente, ela não produziu lava como normalmente conhecemos. Ela durou 2 dias sendo que na tarde do primeiro dia o vulcão produziu um gás superaquecido que se propagou pelo ar com mil vezes mais energia térmica do que a bomba de Hiroshima.
No segundo dia, formou-se uma gigantesca coluna de magma e cinzas que despejou sobre a cidade uma chuva de pedras superaquecidas soterrando tudo.
Nos relatos de Plínio, o jovem, a manhã do primeiro dia foi normal e nada poderia indicar a tragédia que viria inclusive até hoje erupções desse tipo são chamadas de Plinianas, em sua homenagem.
-O Vesúvio continua ativo até hoje.
Com idade estimada em 17 mil anos, o Vesúvio é o único vulcão ativo da Europa Continental e com mais de 3 milhões de pessoas vivendo em suas redondezas, constitui um perigo real até a atualidade. Cientistas acreditam que ele já entrou em erupção perto de 100 vezes mas poucas foram iguais a que soterrou Pompeia. A última erupção ocorreu em 1944 durante a segunda guerra tendo inclusive destruído alguns bombardeiros americanos a poucos quilômetros de distância. Desde então, o Vesúvio tem dormido.
Então, consegui despertar sua curiosidade? Espero que sim, porque Pompeia é uma aula de história imperdível.
Bye!
Amei…deu vontade de ir lá, um dia quem sabe eu vou.
CurtirCurtir
Ola Siumara! Que bom que vc gostou! Pompéia é super interessante, apesar da tragédia! Um abraço
CurtirCurtir
Muito bacana a história . Náo a tragédia.
CurtirCurtir
Ola Vito. Sim, a história é muito interessante apesar de trágica! Um abraço
CurtirCurtir
Parte dos meus antepassados vieram de Solofra, uma cidade proxima ao Vesuvio. Fica no continente e dei uma baita sorte deles morarem lá (onde nao aconteceu nada por causa da direcao do vendo e da direcao do movimento piroclastico). Caso o vento estivesse apontando pro outro lado, talvez eu nao estivesse aqui. rsrsrs
CurtirCurtir
Ola Mauro. Sim vc é o resultado de muita sorte dos seus antepassados. deve ser um sentimento bem legal! Abçs
CurtirCurtir