Finalmente chegamos à Bélgica, amigo leitor! Um país tão encantador que surpreende com uma metrópole vanguardista como Bruxelas e ao mesmo tempo guarda pequenas surpresas escondidas como Bruges, ou em flamengo, Brugge!
A Bélgica é uma mistura da Europa! Fala muitas línguas, o francês, o flamengo, em alguns lugares o alemão e em muitos o inglês, fruto da sua rica história que conta muitas conquistas e abandonos.
Bruxelas parece a capital do mundo, mas Bruges, que fica somente à 98 km, parece que permanece na idade média! Ok que é uma idade média enfeitadinha e bonitinha, mas a arquitetura é medieval.
Bruges foi uma cidade muito importante na idade média, e por algum tempo foi maior que Londres graças ao seu comércio, mas depois entrou em decadência e estagnou por um longo tempo. Graças a batalha de Waterloo ( de Napoleão), que aconteceu bem pertinho de Bruges e atraiu muitos turistas, a cidade foi redescoberta, dessa vez pelo turismo!
Bruges é pequena, tem cerca de 100 mil habitantes e o mais legal é que pode ser percorrida à pé, facilmente. Pelo menos no centro turístico que é o mais interessante. A cidade é toda cortada por canais, e tem uma arquitetura que lembra contos de fada.
Estivemos em Bruges à muitos anos atrás, e vou tentar recuperar algumas fotos ( não se assustem), mas alguns amigos que estiveram lá a pouco tempo relatam que a cidade está exatamente do mesmo jeito: voltada ao turismo que chega interessado na beleza da arquitetura e na delícia da culinária.
Bruges é conhecida, como toda a Bélgica por três comidas típicas: batata frita em cones( deliciosas), chocolates ( perfeitos) e cervejas ( imperdíveis), mas em Bruges, ainda é muito tradicional os Moules ou mexilhões que eles servem numa espécie de panela com um caldo e você não pode perder. São ótimos!
A cidade é pequena, então 2 dias são suficientes para conhecer, principalmente o centro histórico, mas nós ficamos 3 e não nos arrependemos. Em 3 dias você conhece Bruges com calma, passeando em suas ruazinhas, entrando em algumas igrejas e museus, e navegando por seus canais.
A atração mais linda em Bruges é a praça central, Grote Markt, rodeada por construções lindas, parecidas com aqueles tijolinhos de brinquedo de crianças, abriga o campanário de 83 metros de altura que pode ser acessado se você se dispuser a enfrentar 366 degraus. Mas a vista lá de cima compensa, tá?
Também da Grote está o Provinciaal Hof, um edifício neogótico que abriga o governo provincial.
Ao redor da praça, tem muitos restaurantes, como a Piazza San Marcos em Veneza, mas também como em Veneza, são caros e com qualidade duvidosa, então vale à pena caminhar um pouco e procurar um restaurante menos “turístico”.
Bem perto da Grote, fica outra praça que abriga os prédios mais belos da cidade, é a Burg. Nela está o prédio da prefeitura, Stadhuis, onda a cidade é governada, que é uma obra prima. Sua fachada tem 48 nichos para estátuas que impressionam.
Na praça Brug também se encontra a Basílica do Sangue Sagrado que na verdade tem duas igrejas; uma no térreo estilo romanesco e outra no primeiro andar, em estilo neogótico onde está exposta a relíquia do sangue sagrado
A igreja de Nossa Senhora tem um torre que dizem ser a segunda mais alta do tipo no mundo, mas o importante é que tem um interior lindo e abriga a escultura “A Madona e a Criança” de Michelangelo, além dos belos túmulos de Maria, duquesa de Borgonha e Charles the bold.
A Ponte de São Bonifácio, entre tantas outras que existem em Bruges, é a que mais se destaca, por sua arquitetura e porque oferece uma linda vista da cidade antiga, por isso costuma estar cheia de turistas.
Não deixe de fazer um passeio pelos canais de Bruges que oferece uma vista diferente da cidade e se você for no outono, como nós, ainda vai se encantar com as trepadeiras que cobrem as construções antigas e apresentam cores que vão do amarelo ao vermelho desenhando um cenário de conto de fadas!
Além de obrigatoriamente visitar uma loja dos chocolates Godiva ( tem uma na Grote), se você é fã de cerveja talvez seja interessante fazer um tour na cervejaria mais famosa da cidade : a Halve Maan, ou Meia Lua, fundada pela família Maes, produz as cervejas Brugse Zot e a Straffe Hendrik.
Se sobrar um tempo, aproveite para conhecer o Groenerei canal e o Minnewater, que entre tantos canais, oferecem cenários lindos para fotografar, e até descansar um pouco e namorar!
Bruges, é uma cidade romântica, com aspecto de contos de fadas, e convida a gente à passear e curtir e não fica muito longe de Bruxelas, então vale à pena uma esticada pra compensar o agito da capital!
Bye!