Como já contei em posts anteriores, estivemos a pouco tempo em Portugal e mais especificamente no Algarve, região no sul do pais que já foi assunto também em posts anteriores, mas hoje vamos falar sobre a cidadezinha de Lagos, que foi nossa base para conhecer o Algarve.
Escolhemos ficar em Lagos, por vários motivos: uma cidade pequena, com boa infraestrutura, ótimos restaurantes, muitas ofertas no Airbnb, e principalmente porque ficava no centro da região que nos interessava conhecer. Foi um acerto!
Lagos correspondeu a todas as nossas expectativas, e superou! Apesar de ter sido nossa primeira decepção com um imóvel no Airbnb, que não correspondeu as fotos apresentadas( sim, a gente também erra), a linda vila superou todas as decepções!

Lagos é tão pequena que não chega a 20 mil habitantes, mas é uma das cidades com maior número de restaurantes por metro quadrado que conheci. E todos são ótimos, você come bem e barato na maioria deles.
A cidade é amuralhada, e no centro antigo, o melhor lugar para se hospedar, não passa carro, então, é necessário você achar um dos estacionamentos que ficam ao redor da muralha para deixar seu carro e carregar a mala por suas ruazinhas estreitas. Mas vale à pena!
Como já disse quando falei do Algarve, é uma região que precisa de carro para ser conhecida, então encare um estacionamento longe e prefira ficar no centro porque a muvuca é no centrinho. Além do mais, se você quiser conhecer os arredores, é fácil chegar ao estacionamento e voltar à noite. Por outro lado, se você não quiser sair da cidade, tudo estará a poucos passos da sua hospedagem.
Em Lagos fica a praia mais famosa do Algarve, que já foi considerada a praia mais linda do mundo : Dona Ana! E é linda mesmo, como todas em Lagos. E são muitas, se você for do tipo rato de praia, vai se esbaldar em Lagos. Além da D. Ana, tem a do Pinhão, do Camilo e a mais central, do batata.
É possível conhece-las por mar, contratando um passeio, ou por terra, inclusive caminhando. São praias de uma areia branquinha, rodeadas por falésias douradas e com um mar azul indescritíveis.
Além das praias, o centrinho de Lagos, com um casario colonial, é um charme. Sempre alegre e movimentado, ainda esconde atrações históricas como o forte da Ponta da Bandeira, a praça Infante Don Henrique onde fica a igreja de Santa Maria e o Mercado dos Escravos.
Já tem motivos suficientes para querer conhecer Lagos, né? Então, além disso, ainda construíram uma marina lindíssima, com ótimos restaurantes, de onde partem as muitas excursões para conhecer a região de barco.

A Ponta da Piedade onde se encontram o maior número de falésias da região, é uma ponta ( como diz o nome), que avança para o mar, onde fica um velho farol, que não está aberto à visitação, e cujo acesso por terra, vai requerer carro. Nós fomos de carro seguindo as sinalizações e chegamos bem facinho! Lá, é possível fotografar as falésias de cima e ainda descer por escadinhas até as praias. É imperdível!
Nós ficamos 5 dias em Lagos, e adoramos! Nosso apartamento era bem central, e era possível escutar a música e todo o burburinho dos turistas do centro.Lagos é uma cidade para ser curtida com calma, mas se você não dispuser de muito tempo, vale à pena pelo menos uma visita. A culinária da cidade à base de frutos do mar é uma delícia e a sangria geladinha, irresistível!
A pequena vila toda branquinha ficou em nossos corações pela sua beleza, mas também e principalmente por seu astral incrível!
Bye
Gosto muito de Lagos! Uma das melhores paragens no Algarve (excepto para a praia, onde prefiro o lado mais perto de Espanha)!
CurtirCurtir
Ola Miguel! Não conheço muito as paias da Espanha, mas se você diz que são melhores que as do Algarve, já tenho um motivo pra conhecê-las. Um abraço
CurtirCurtir
Atenção, que não me refiro às praias em Espanha, mas sim na região do Algarve mais perto da fronteira 🙂 Algumas como em Tavira, Manta Rota, Altura, Praia Verde, Cabanas, etc!
CurtirCurtir